PUBLICAÇÕES
LIVRO (físico ou digital)
Théâtre et Neuroscience des Emotions
Publicação somente disponível em língua francesa


ARTIGOS CIENTÍFICOS
Teatro e Neurociência: o despertar de um novo diálogo entre arte e ciência
RESUMO – Teatro e Neurociência: o despertar de um novo diálogo entre arte e ciência – Este artigo objetiva demonstrar, através de uma perspectiva histórica, que o estudo neurofisiológico e expressivo das emoções transparece como um importante vetor facilitador do diálogo entre o teatro e as ciências dos seres vivos. Também faz parte deste trabalho a exploração de alguns conceitos neurocientíficos atualmente utilizados em pesquisas experimentais sobre as emoções humanas, assim como a reflexão acerca das possíveis articulações entre a neurociência das emoções e o trabalho do ator.
Palavras-chave: Teatro. Ator. Neurociência. Emoções. Neuroplasticidade.
Treinamento neuro-Emocional para Performers (TNeP):uma proposta pedagógica interdisciplinar unindo teatro e neurociência das emoções
Resumo:Partindo de uma proposta pedagógica interdisciplinar, resultante de pesquisas na interface teatro-neurociência –Treinamento Neuro-emocional para Performers (TNeP) –, este artigotem por objetivo demonstrar a importância do conhecimento neurocientífico sobre as emoções para o desenvolvimento da competência artística e emocional de atores.
Palavras-chave:Pedagogia do ator; Neurociência;Emoção.
Trainamento do ator, mindvulness e neurociência: da análie paradigmática à aplicação instrumental
RESUMO: Este artigo tece um breve diálogo entre a prática da atenção plena – globalmente conhecida como mindfulness – e o treinamento do ator a partir de algumas evidências neurocientíficas que comprovam os benefícios psicofísicos associados ao desenvolvimento da capacidade atentiva. Inicialmente, o texto realiza uma análise paradigmática na qual a prática meditativa serve de modelo para o questionamento sobre a importância da atenção para o trabalho do ator. Em um segundo momento, o presente artigo procura destacar as vantagens que o exercício da atenção plena pode oferecer para o desenvolvimento do potencial psicofísico e dos processos criativos do artista de teatro.